domingo, 20 de fevereiro de 2011

Aula: 18/02/11

 Neste dia em sala, assistimos ao vídeo de Eduardo Chaves, onde aborda dois aspectos importantes sobre a EAD.
 A diferença existente entre a educação a distância e o ensino da educação a distância é que na EAD abrange tudo em uma formação, ampliando o seu universo entre o processo de ensino-aprendizagem. Já o ensino da educação a distância tem uma tendência antiquada não usando para fins que realmente se torne educativo.
 O autor, também, destaca que a EAD dispertou no momento em que surgiu a internet na qual ajudou a ampliar o curso da ead e mostrando, em seguida, as vantagens em realizar um curso a distância. 
 Deparando-se, também, sobre a ajuda tecnologia, a aprendizagem coletiva, o profissional que surgi e o mercado de trabalho na área da tecnologia.
 Sendo, também, de grande importância ressaltar que Chaves (2009), considerou duas megas tendências da Educação a Distância, isto é: Educação Formal e Educação não Formal, existindo cursos sequenciais nas faculdades e universidades, e cursos oferecidos por empresas, por gurpos, etc.


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Aula: 11/02/11

  Em sala, houve o debate sobre a disciplina de Educação a Distância- EAD, onde a professora abordou sobre os mitos que cercam sobre  essa disciplina (educação a distância). Durante a aula, compreendemos que a EAD é o processo de ensino-aprendizagem, sendo ele, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporariamente e, também, que a educação a distância pode ser realizada nos mesmos níveis que o ensino regular.
 E algo de muita importância que deve ser levado em conta é a consciência de cada um em relação a educação a distância, pois muitos optam  apenas pelo diploma do curso e não considerando o que ele pode oferecer.
 Durante a aula, assistimos a reportagem sobre Marco Formiga que nos ajuda a entender melhor, abordando  que a EAD  já tem fronteiras vencidas, mas que é bem aceito lá fora do que no Brasil, onde existe, ainda,  muito preconceito, descaso e atraso, com isso, demonstrando pouca confiança.
 Contudo preferem padronizar como educação presencial não compreendendo a essência do curso . E além disso, buscam profissionais de mente aberta, informando que este é o perfil de um professor de EAD.
   Não esquecendo que a   entrevista de Laura Coutinho e Heloísa Padilha que foimelhor entendido através do vídeo, onde os mesmos abordam,também, sobre os fundamentos da EAD.